Motores Modelos:
 
R.L (Refrigerado à Água)
 R.A 25
 Evolution
 Super
 
Super 2001/ b.100

Prezado Cliente:
Informamos que seu motor foi desenvolvido durante longo tempo nos laboratórios de testes da IAME SPA, na Itália, uma das maiores fábricas de motores de kart do mundo.Tendo em vista o alto grau de tecnologia aplicada na fabricação e desenvolvimento do mesmo, esclarecemos que, sua preparação já se encontra bem próxima ao seu melhor rendimento.

Ressaltamos entretanto, que isto não impede que uma preparação final seja efetuada. Devendo sempre serem respeitadas as normas previstas no regulamento Nacional ou Regional.

ATENÇÃO:
Deverá sempre ser respeitado o seguinte:
A) Curso e Diâmetro (cilindrada)
B) Número de canais de transferência de admissão de combustível conforme ficha de homologação.


CUIDADOS DE MANUTENÇÃO: (RECOMENDAÇÕES)

1) PISTÃO:
02 (duas) horas de uso em competições, excluindo o amaciamento para motores refrigerados à ar.

04 (quatro) horas de uso em competições, para motores refrigerados à agua.

A substituição do pistão é recomendada a cada duas horas de uso em competições. Deverá ser efetuada para garantir a não ovalização do cilindro, possibilitando assim sua troca sem a retífica do mesmo e evitando até a quebra que acarretaria em muitos prejuízos para o seu motor.


2) FOLGA DO PISTÃO NO CILINDRO RECOMENDADA:
Motores à Gasolina: 0.10 mm (mínimo) e 0.13 mm (máximo);
Motores à Álcool: 0,9 mm (mínimo) e 0,13 mm (máximo).

O ponto correto para a medição do tamanho do pistão deverá ser efetuado tomando como medida correta, 17mm aproximados, contados de baixo para cima, (parte correta para medição).

OBS.: Quando for necessário retificar o cilindro do motor, o brunimento do mesmo deverá ser executado por oficinas especializadas e indicadas pelo fabricante.


3) GAIOLA E PINO DO PISTÃO:

04 (quatro) horas de uso em competições (recomendado).
OBS.: Para substituí-lo, não usar o martelo ou algo semelhante, evitando assim o empeno da biela (Consulte nossa lista de dispositivos especiais).


4) FOLGA DO ANEL DO PISTÃO ENTRE PONTAS:
Mínimo: 0,20 mm;
Máximo: 0,30 mm.


5) FOLGA DO PISTÃO NO PONTO MORTO SUPERIOR “SQUISH”:
Mínimo de 0,8 mm para motores à álcool
Mínimo de 1 mm para motores à gasolina.


6) TORQUE MÁXIMO DE APERTO DO CABEÇOTE:
1,8 Kg (importante) para o modelo RA;
1,6 Kg (importante) para os modelos Evolution / Super.


7) GAIOLA INFERIOR DA BIELA:
Com pino e arruelas (Kit)
03 (três) horas de uso em competições (recomendado).


8) BIELA:
06 (seis) horas de uso em competições.
- Ovalização máxima recomendada: 0,006 mm.


9) VELA DE IGNIÇÃO:
NGK B9EGV ou similar (+ quente);
NGK B10EGV ou similar (+ fria).

IMPORTANTE: Recomendamos uso de filtro de ar com entradas verticais.


10) RETENTORES:
A cada duas provas, observando com mais cuidado o retentor do lado da ignição.


11) FOLGA AXIAL DO VIRABREQUIM:
Rolamento comum: Mínimo: 0,10 mm;
                       
         Máximo: 0,30 mm.
Rolamento especial:    Mínimo: 0,05 mm;
(com contato angular) Máximo: 0,10 mm.


12) ROLAMENTOS DO MOTOR:
Deverão ser revisados a cada duas provas.
OBS.: Maior atenção com pista molhada ou pista com muita poeira.


13) PONTO DE IGNIÇÃO:
Magneto P.V.L. 1056     - 1,6 mm;
Magneto P.V.L. 1051     - 2,4 mm;
Magneto Motoplat         - 2,4 mm;
Magneto Selectra          - 2,4 mm.
Este é o ponto de ignição recomendado para o motor standard. Podendo ser alterado quando o motor for preparado.


14) MESA DO MOTOR:
Deverá ser montada com o máximo cuidado, de preferência apertando-se os parafusos em forma de um “X”, se possível, passar a mesa em um desempeno.


15) SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO:
- Óleo ERG ALMET para motores à álcool na proporção de 5%, ou seja, 20 litros para cada 1 (um) litro de óleo.
- Óleo ERG 2T CORSE para motores à gasolina na proporção de 6%, ou seja, 16 litros de gasolina para 1 (um) litro de óleo.


16) AMACIAMENTO DO MOTOR:
- Amaciar o motor durante 20 (vinte) minutos quando novo.
- Amaciar o motor durante 10 (dez) minutos quando trocado o pistão, respeitando a folga sugerida pelo fabricante.


Em caso de qualquer dúvida a respeito, ou utilização do motor e das recomendações acima descritas, solicitamos que, entrem em contato com nosso Departamento Técnico, Sr. Walter Travaglini Filho, pelos telefones citados abaixo:

IAMESUD PARILLA COMERCIAL LTDA.
Av. do Jangadeiro, 632 – Interlagos – São Paulo/SP – CEP. 04815-010
C.G.C.: 65.552.366/0001-19 – Inscrição Estadual 113.122.129.110
TELEFAX: +55 (011) 5666-7727/5666-1072 – Site: www.parilla.com.br   E-mail: parilla@parilla.com.br